Salvaguardando as condições de segurança para todos os visitantes e expositores, a Exponor ajustou o calendário de ocorrência de vários dos seus eventos. Em causa estão algumas das suas mais emblemáticas feiras, como a Concreta, a Export Home, a IDF e a Elétrica.
Para Diogo Barbosa, Diretor-Geral da Exponor, “Apesar destes ajustes necessários, dado o contexto atual, estamos confiantes para 2022. Temos já previstos mais de 30 eventos, entre os de organização própria e os de terceiros. Sentimos uma grande apetência do mercado, tanto do lado dos expositores como dos visitantes, para o regresso à realização de eventos presenciais e queremos continuar a ser a plataforma facilitadora de negócios um barómetro de novidades, tendências e dinâmicas de mercado, que permitam, aos vários setores da economia nacional em que atuamos, continuar a evoluir e a inovar”.
Sobre os desafios previstos para a próxima temporada, o Diretor Geral da Exponor considera estarem num patamar de maturidade mais consolidado para lidarem com os imprevistos, com o digital a apresentar-se como uma solução preponderante. “Estamos mais preparados para estar ao lado dos nossos parceiros e clientes na promoção dos seus negócios e na geração de valor para os diversos setores, seja pela força do contacto presencial, que já começou a regressar no final de 2021, seja pelo nosso investimento em novas soluções digitais que permitem otimizar a presença dos expositores e a experiência dos visitantes antes, durante e após cada certame”, esclarece Diogo Barbosa.
Concreta & Prémio Under 40 by CIN
Depois de ter sido agendada para de 21 a 24 de abril, a Concreta anuncia o seu adiamento para os dias 13 e 16 de outubro. Também as datas para a participação no Prémio Under 40 by CIN foram ajustadas, com a possibilidade de apresentação das candidaturas (presencial e serviço postal) alargada até ao dia 23 de setembro de 2022.
A 30ª edição da bienal Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia regressa à Exponor num formato já consolidado e prepara-se para apresentar novidades técnicas e tecnológicas, soluções e novos materiais com um olhar sobre as tendências da construção, da arquitetura, do design e da engenharia no contexto nacional.
A feira abrange ainda a 3ª Edição do Prémio Under 40 by CIN, realizado com o apoio técnico do Conselho Diretivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitetos e com o patrocínio da Tintas CIN. Com um júri constituído por cinco especialistas - os Arquitetos Bruno André, Paula Santos, Diogo Aguiar, Luís Pedro Pires Sobral e a Engenheira Sandra Pereira -, o concurso visa promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos portugueses, distinguindo obras construídas em território nacional que se adaptaram à realidade da sua época e destacam pela sua capacidade criativa, de inovação e qualidade técnica.
Mais info: www.concreta.exponor.pt/oporto-creative-heart/welcome-to-oporto-creative-heart
ELETRICA
De 13 a 16 de outubro, em simultâneo com a Concreta, decorre a ELETRICA – Exposição de Material Elétrico e Eletrónica, pronta para trazer uma nova luz sobre as soluções e sistemas de eletricidade e energia. Atravessando um período de grande evolução e novos desafios, como a mobilidade elétrica e as “smart cities”, há uma nova energia para conhecer na Exponor.
Esta feira oferece novidades em sistemas, equipamentos e componentes elétricos e eletrónicos, iluminação, soluções para a indústria automóvel, eletrónica de consumo, entre outros. Dirigida aos profissionais da área elétrica e eletrónica, a exposição apresenta grandes inovações e soluções para uma adequação ao mercado e às exigências de sustentabilidade. Este setor é um dos que reflete o aumento da construção em Portugal, tanto no mercado da reabilitação como da construção nova.
À semelhança da Concreta, a exposição é pontuada por “Praças”, que apontam holofotes à inovação e tecnologia energética. A Praça Tromilux, por exemplo, mostra aos visitantes a gama de projetos e soluções personalizadas desta empresa portuguesa, na área da iluminação técnica.
Export Home
Relativamente à Export Home - Feira Internacional de Design e Mobiliário, esta passa de 24 a 27 de fevereiro para de 21 a 24 de abril, com o prazo para receção das candidaturas do Prémio Export Home Sustentabilidade e Inovação a ser alargado para dia 31 de março de 2022.
Celebrando mais de 30 anos de existência, a Export Home designa a mais importante montra de marcas portuguesas de mobiliário e iluminação e promete, sob o mote “Reconnect”, voltar a transformar-se num palco de reconexão entre profissionais e marcas de todo o mundo.
Uma das inovações trazidas pela Export Home para esta edição é uma área dedicada à hotelaria, com a curadoria do experiente designer de interiores e mobiliário Fabián Pellgrinet Conte. Além disso, disponibiliza um Design Hub, especialmente pensado para designers e dedicado às novas ideias e o espaço Talk The Future, dedicado à descoberta, interação e (re)conexão entre profissionais do setor, com um programa rico e diversificado de workshops e conferências.
Também o Prémio Sustentabilidade e Inovação conta com uma nova edição integrada na exposição, que visa estimular a adoção de boas-práticas de sustentabilidade nos processos de produção e no desenvolvimento de novos produtos que se traduzam num pleno sentido de inovação.
IDF – Spring Edition & Paper Show
Tal como a Export Home, a próxima edição da IDF Spring – Feira de Design e Decoração passa dos dias 24 e 27 de fevereiro para as datas de 21 a 24 de abril, levando ao público uma mostra de soluções das mais variadas vertentes dos setores que abrange. Entre aqueles que estarão presentes no encontro, destacam-se os do têxtil-lar, cutelaria, loiça, cerâmica, mesa, cozinha e multipreço (Home Accessories); tecidos e revestimentos de decoração (Interior Fabrics) e decoração, fragância, flores e ilustração (Loving & Flowers).
Com duas edições asseguradas por ano, a IDF Spring pretende intersetar o talento e a criatividade da nova geração de criadores com a arte e a experiência das marcas tradicionais mais antigas – que se reinventam através de um design visionário - uma simbiose que escreve as novas tendências do setor.
A IDF afirma-se com a disponibilização de quatro espaços-tendência, adaptados aos diferentes públicos, que fazem, por um lado, uma homenagem ao legado deixado por marcas já bem consolidadas no mercado e que, por outro, se impõem como uma rampa de lançamento para a visibilidade da nova geração de criadores portugueses que revolucionam o mercado.
Em simultâneo decorre a Paper Show - Feira de Papelaria, Gift e Material de Escritório, que regressa à Exponor após a sua primeira edição em 2020, pronta para reunir o setor profissional da papelaria, gift e material de escritório. Ao longo de quatro dias, as empresas fornecedoras têm a oportunidade de apresentar os seus novos produtos, coleções e soluções aos profissionais, beneficiando da presença conjunta da comunidade deste setor e, assim, fomentarem novos negócios e contactos.
A Paper Show contará com a presença de papelarias, tabacarias, lojas de gift, concept stores e outras empresas com produtos como brinquedos, gifts, produtos de papelaria, artigos de escritório e marroquinaria.